- Robson's Newsletter | Invest Books
- Posts
- Titãs da Análise Técnica
Titãs da Análise Técnica
Um pouco sobre os maiores traders da história
Desde que comecei a traduzir os clássicos sobre bolsa de valores e análise técnica que não estavam disponíveis no mercado brasileiro, fui aprendendo e admirando cada vez mais o trabalho dos precursores da maioria das táticas e estratégias que observamos nos dias de hoje.
Quando repito a frase de Jesse Livermore "Não existe nada de novo em Wall Street", na maioria das vezes é por causa desses caras, resumidos nesses pequenos perfis a seguir:
Curiosidade: estão retratados como jogadores de baseball pois é muito comum nos EUA associarem a média de rebatidas (batting avarage) dos jogadores com o a média de trades vencedores.

Charles Henry Dow (1850–1902)
Estilo: Grafista clássico
Carreira: Ex-jornalista que se tornou co-fundador do The Wall Journal; editorialista e comentarista de mercado.
Leitura obrigatória: Dow publicou os princípios de sua teoria em editoriais para o The Wall Street Journal, alguns dos quais foram posteriormente coletados por Samuel A. Nelson sob a rubrica "teoria de Dow" em um livro chamado The ABC Of Stock Speculation. (Na versão brasileira, compilei a obra completa com adendos no livro chamado "Especulação Científica de Ações").
Feitos: Inventor das médias Dow Jones; articulou a “teoria de Dow” como uma forma de determinar preços futuros de ações baseados em padrões históricos. O ex-sócio de Dow, Edwards Jones, disse: “Ele sempre foi um buscador incessante de fatos e da melhor maneira de contá-los e distribuí-los... Sua honestidade foi robusta, seu trabalho era prodigioso, sua integridade imaculada e seu ideal de vida intocável.”
Uma frase: “Os políticos, devidamente observados, muitas vezes decepcionam. Idéias, devidamente compreendidas, raramente o farão.

R.N. (Ralph Nelson) Elliot (1871–1948)
Estilo: teoria e análise das ondas de Elliott
Carreira: Contador-chefe da Nicarágua enquanto o país era controlado pelos EUA. Ele desenvolveu um interesse no mercado de ações próximo dos 60 anos, depois de sofrer um caso debilitante de anemia.
Leituras obrigatórias: Nature's Law (1946)
Feitos: desenvolveu uma das abordagens sistemáticas mais abrangentes para entender o comportamento do mercado. Os adeptos conseguiram extrapolar as teorias de Elliott para os campos da psicologia, sociologia e até da cultura pop (a “Socionomics” do Robert Prechter Jr., por exemplo).
Uma frase: “Nenhuma verdade encontra aceitação mais geral do que a de que o universo é governado por leis. Sem a lei, é evidente que haveria caos, e onde há caos, não há nada.”

WD (William Delbert) Gann (1878–1955)
Estilo: negociação matemática baseada no tempo em oposição ao preço.
Carreira: Corretor da Bolsa e autor.
Leituras obrigatórias: Truth Of The Stock Tape; How To Make Profits In Commodities; 45 Years In Wall Street; and New Stock Trend Detector.
Feitos: além de uma técnica matemática que o ajudou a fazer previsões de mercado surpreendentes, Gann também era conhecido por seu Tape Reading e por sua insistência de que a especulação eficaz vem da seleção de apenas algumas ações e do foco nelas.
Uma frase: “Os tempos e as condições mudam e você deve aprender a mudar com eles. A natureza humana não muda, e é por isso que a história se repete e as ações agem da mesma forma sob certas condições, ano após ano e nos vários ciclos do tempo.”

Richard Wyckoff (1873-1934)
Estilo: Metodologia de gráficos variada envolvendo gráficos de barras, pontos e figuras e gráficos de ondas
Carreira: Começou a trabalhar em uma corretora de ações aos 15 anos em 1888 e abriu sua própria corretora aos 25 anos.
Leitura obrigatória: Como Negocio e Invisto em Títulos e Ações (minha tradução); Estudos em Tape Reading (minha tradução); Wall Street Ventures And Adventures Through 40 Years e Stock Market Technique.
Feitos: Muitos dos princípios básicos de Wyckoff se tornaram padrões de análise técnica: o conceito de acumulação/distribuição e a importância máxima do preço e volume na determinação do movimento do preço das ações são exemplos.
Uma frase: “Qualquer um que compre ou venda uma ação, um título ou uma comoditie com fins lucrativos está especulando se empregar uma previsão inteligente. Se ele não o fizer, ele está apostando.”
Com certeza há outros traders que merecem honrarias por suas contribuições para o mercado como um todo como Mark Minervini, Nicolas Darvas, Jesse Livermore, John Bollinger, Welles Wilder e William O’Neill, mas a ideia dessa pequena lista é agrupar os principais trabalhos que deram a base para o que temos hoje.
As imagens e parte do texto foram tirados da revista Stocks & Commodities V. 20:10 (32-38): The Titans Of Technical Analysis by David Penn.
PUBLI: Nessa comunidade online você entenderá o universo dos cartões, pontos e Milhas Aéreas. Aprenderá como acumular pontos e milhas para gerar uma RENDA EXTRA ou até mesmo Viajar de executiva pagando o preço da classe econômica ou até mesmo de graça. De quebra, aprenderá do BÁSICO ao AVANÇADO sobre como investir seu dinheiro. |
✍️ Escrita por Robson Sobieski compartilhando ideias e experiências pessoais sobre os temas: Bolsa de Valores, Investimentos e Livros.
🐝 Newsletter configurada e enviada pela incrível plataforma BeeHiiv.
Reply