5 Insights de Margem de Segurança do Seth Klarman

Com o lançamento da tradução de Margem de Segurança, fiz anotações e alguns destaques para assuntos que ele aborda no livro.

Pra quem ainda não viu, segue o link do livro no site da editora AQUI.

Podem usar o cupom EMAILPROMO pra garantir 10% de desconto e frente grátis.

#1: INVESTIMENTO EM VALOR NÃO É FÁCIL

Investir em valor exige muito trabalho duro, uma disciplina extraordinariamente rigorosa e um horizonte de investimento de longo prazo. Poucos estão dispostos e aptos a dedicar tempo e esforço suficientes para se tornarem investidores em valor, e apenas uma fração desses tem a mentalidade adequada para ter sucesso.

Como a maioria dos alunos de matemática que estão na escola, alguns investidores memorizam algumas fórmulas ou regras e superficialmente parecem competentes, mas não entendem realmente o que estão fazendo. Para alcançar o sucesso a longo prazo ao longo de muitos ciclos financeiros e econômicos, observar algumas regras não é suficiente.

Muitas coisas mudam rapidamente no mundo dos investimentos para que essa abordagem tenha sucesso. É necessário, em vez disso, entender a lógica por trás das regras para entender porque elas funcionam quando funcionam e porque não funcionam quando não funcionam. Investir em valor não é um conceito que pode ser aprendido e aplicado gradualmente ao longo do tempo. Ele é absorvido e adotado de uma vez ou nunca é realmente aprendido.

Investir em valor é simples de entender, mas difícil de implementar. Os investidores em valor não são magos da análise super sofisticada que criam e aplicam modelos de dados para encontrar oportunidades atraentes ou avaliar o valor do negócio.

A parte difícil é a disciplina, a paciência e o julgamento. Os investidores precisam de disciplina para evitar as muitas oportunidades pouco atraentes que aparecem, paciência para esperar pela tacada certa e julgamento para saber quando é hora de agir.

#2: É TUDO UMA QUESTÃO DE MENTALIDADE

 O sucesso nos investimentos requer uma mentalidade adequada.

Investir é um negócio sério, não entretenimento. Se você participa dos mercados financeiros, é crucial fazê-lo como investidor, não como especulador, e ter certeza de que entende a diferença.

É desnecessário dizer que os investidores são capazes de distinguir a PepsiCo de Picasso e entender a diferença entre um investimento e um item de colecionador.

Quando suas economias duramente conquistadas e sua segurança financeira futura estão em jogo, o custo de não saber distinguir isso é inaceitavelmente alto.

#3: PREÇO VS VALOR

O valor em relação ao preço, não somente o preço sozinho, deve determinar suas decisões de investimento.

Se você olhar para o Sr. Mercado como um criador de oportunidades de investimento (onde o preço se desvia do valor subjacente), você tem os fundamentos de um investidor em valor.

Se, no entanto, você insistir em buscar orientação de investimento no Sr. Mercado, provavelmente é melhor contratar outra pessoa para gerenciar seu dinheiro.

Como os preços dos ativos podem mudar por qualquer número de razões e como é impossível saber quais expectativas estão refletidas em qualquer nível de preço, os investidores devem olhar além dos preços dos ativos para o valor subjacente do negócio, sempre comparando os dois como parte do processo de investimento.

#4: CICLOS DO MERCADO DE AÇÕES

Todas as modas de mercado terminam. Os preços dos ativos eventualmente se tornam altos demais, a oferta alcança e depois excede a demanda, o topo é atingido e a descida começa.

Sempre haverá ciclos de moda de investimento e, com certeza, investidores suscetíveis a elas.

Vale notar que não é fácil distinguir uma moda de investimento de uma tendência real de negócios. De fato, muitas modas de investimento têm origem em tendências reais de negócios, que merecem ser refletidas nos preços das ações.

A moda se torna perigosa, no entanto, quando os preços das ações atingem níveis que não são suportados pelos valores avaliados de forma conservadora dos negócios subjacentes.

#5: FOQUE NO PROCESSO, NÃO NO RESULTADO

Muitos investidores erroneamente estabelecem como objetivo alcançar uma taxa de retorno específica. Definir um objetivo, infelizmente, não torna esse retorno alcançável. De fato, independentemente do objetivo, ele pode estar fora de alcance.

Afirmar que você quer ganhar, digamos, 15% ao ano, não lhe diz nada sobre como alcançá-lo. Os retornos de investimento não são uma função direta de quanto tempo ou esforço você dedica ou de quanto você deseja ganhar. Um coveiro pode trabalhar uma hora extra para receber um pagamento adicional, e um trabalhador que ganha por peça produzida ganha mais quanto mais ele produz. Um investidor não pode decidir pensar mais ou trabalhar horas extras para conseguir um retorno maior.

Tudo o que um investidor pode fazer é seguir uma abordagem consistentemente disciplinada e rigorosa. Com o tempo, os retornos virão.

Em vez de focar em uma taxa de retorno desejada, mesmo que seja uma taxa razoável, os investidores devem focar no risco.

Reply

or to participate.